sábado, abril 7

Poetas, musas, místicos

Os poetas que falavam com as estrelas eram aluados.

***

Musa, eis uma palavra e uma condição que as mulheres já não aceitam. Estão certas. Quantos Camões, quantos Dantes, quantos Petrarcas há por aí?

***

A fama de certos místicos e determinados poetas advém da habilidade com que, estando onde estiverem, olham e acenam para o alto, como se tivessem parentes no céu.

***

Nos domingos e nos feriados, minha tristeza merecia ganhar dobrado.

***

Agora escrevo pouco para não desagradar muito.

***

Tenho espírito de clown. Tudo que sempre quis foi agradar aos outros. Chamaram-me de artista por isso, e a inveja dos rivais me matou.

***

De tanto ver nulidades triunfando, achamos que podemos também.

***

Uma pena: morto célebre não dá autógrafo.

***

Enquanto é tempo, paremos de reparar na palidez dos defuntos, na sua barriga e na sua gravata. Que mania temos de lhes dar nota. Um dia seremos nós a atração.

***

Mario Quintana tinha dois jeitos de ser: um simples, muito simples; o outro, mais simples ainda.

***

O melhor caminho é quase sempre aquele que devíamos ter tomado quando escolhemos outro, dez ou vinte anos atrás.

***

Boas frases são mais comuns do que se pensa. Algumas caem diariamente no ônibus, como moedinhas, e às vezes não há ninguém que julgue valer a pena abaixar-se para recolhê-las. Uma, dita ontem no Vila Morais: “Pelo andar da carruagem, eu chego amanhã, se não morrer um dos cavalos.”

***

Continuo aquele idiota de ontem – com um pouco mais de experiência.

***
Resultado de imagem para reading political book illustrationO leitor deve abrir um livro policial sempre com alguma suspeita

***

Mais que os demais, os poemas concretos sofrem a fadiga dos materiais.

***

Tenho alma de órfão, de cachorro abandonado. Sonho com lareiras, seios fartos, tigelas transbordantes de comida.

***

Desistiu de entender a gramática ao descobrir que, contra a lógica, os chamados vícios de linguagem não eram os palavrões.

***

Não acredito que alguém tenha tido coragem de dizer a Jorge Luis Borges que o melhor da festa é esperar por ela.

***

Uma frase de Deus, segundo uma fonte não identificada: “Pode ser que Eu esteja enganado, mas…”.
Raul Drewnick

Nenhum comentário:

Postar um comentário