segunda-feira, dezembro 18

Soltinhos e talvez crocantes

dead-molchun:
“John Lavery (1856-1941) Lady Reading.
”
John Lavery (1856-1941)
Sou dos que acreditam que uma musa nórdica pode melhorar a obra e a biografia de qualquer poeta.

***

Tínhamos tanto a dizer. Dissemos amor – e tínhamos dito tudo.

***

Personagens antigos davam tratos à bola, ficavam com a pulga atrás da orelha e falavam com seus botões.

***

Que o julgamento alheio, se não me tornar mais belo, não me torne mais feio.

***

De modo geral, o que se pode dizer dos defuntos é que muitos deles teriam melhor aspecto se morressem dez anos mais jovens.

***

Minhas mãos descobriram pacientemente o formato de minha melancolia, sabem que ela é como um bebê e a embalam cada vez mais maternalmente.

***

Quando os frutos desandaram a despencar sobre sua cabeça, o poeta concretista lamentou ter feito sua macieira com areia, tijolos e cimento.

***

O caminho do poeta, por mais longo que seja, é sempre um retorno à simplicidade da infância.

***

Se for dividir o sofá com um gato, você deve reservar-lhe o melhor lugar, aquele que, quando ele sai por uns minutos, é imediatamente ocupado pelo sol.

***

Editor é aquele tipo que estaria disposto a atender o rapazinho metido a Rimbaud, se não fosse hora do cafezinho.

***

Os gênios que conheci e que sonhavam com Estocolmo não passaram do Tucuruvi.

***

A simpatia que causam certos mortos dura só até a abertura do seu testamento.

***

Rejeitareis a poesia – e a poesia vos deixará. Conquistareis a verdade – e a verdade vos entediará.

***

Triste o espetáculo dos poetas velhos que, metidos a declamar, transformam rosas em perdigotos.

***

Tenho, talvez, duas qualidades: sou tolo e perseverante.

***

Uma regra elementar de decoração é: a melhor poltrona é a do gato. O resto se ajeita por si só.

***

Acho curioso dizerem que alguém se dedica inteiramente à literatura. Existe algum outro modo?

***

De vez em quando o poeta deve falar de amor, para não pensarem que ele é sempre fútil na escolha dos temas.

***

Aprendemos como são falsos os elogios quando passamos a depender deles.

***

Em 2020, possivelmente antes, ninguém falará de mim. Como em 1937 ou 1854.

Raul Drewnick

Nenhum comentário:

Postar um comentário