segunda-feira, dezembro 11

O joio que sobrou do trigo

O que indispõe Deus com os poetas dos quais recebe perguntas e invocações é a desleixada métrica, além da vulgaridade das rimas. Ele continua fiel ao parnasianismo, que criou com Alberto de Oliveira e Olavo Bilac.

***

O novo em arte é quase sempre uma habilidosa forma de repetição.

***

bibliolectors:
“Introspection reader / Ensimismamiento lector (ilustración de Sterling Hundley)
”
Somos nosso filho predileto: nos protegemos, nos mimamos, nos enaltecemos, somos o sumo e o suprassumo. Pena que no dia da nossa morte não possamos nós mesmos fazer nosso elogio.

***

Chamar-me de idiota é algo que ninguém pode fazer com tanta propriedade quanto eu mesmo.

***

Quem diz não ter palavras para exprimir certos sentimentos talvez não tenha nenhum para exprimir.

***

Minha vontade anda apática, minha volúpia raquítica, minha situação dramática e minha fortuna crítica.

***

Vivemos nos queixando do tempo que perdemos com as pequenas coisas. E nunca pensamos no tempo que perdemos com essas queixas.

***

Vinícius de Moraes era um poeta envelhecido em tonéis de carvalho.

***

Se fosse simples viver, não haveria tantas filosofias.

***

A melhor mensagem de boas-vindas que pode haver em uma casa é o gato gostosamente escarrapachado no sofá.

***

Tantas vezes vai o cântaro à fonte que um dia não há mais quem o encontre.

***

Se pudessem ver como se infla tua vaidade quando dizes que és o mais vil de todos os seres.

***

Sou um homem que valeria pelo espírito, se por ventura ou porventura o tivesse.

***

O Diabo é quem melhor conhece os escritores: querem dar almas de segunda em troca de obras de primeira.

***

Os poetas românticos não beijavam. Pousavam os lábios sobre lábios virgens e desmaiavam em êxtases angelicalmente carnais.

***

Para ser épico, um poema concretista precisa ter pelo menos dez andares.

***

A literatura me ensinou a chorar na terceira pessoa.

***

Que pretensiosas são as frases curtas com reticências no final…

***

Sou um homem que escreveu a vida inteira. Não sou um escritor. Escritor foi o que eu quis ser.

***

Os poemas concretistas são agora fiscalizados pelo Inmetro.
Raul Drewnick

Nenhum comentário:

Postar um comentário