sexta-feira, dezembro 16

Livro de Isaac Newton vendido por 3,7 milhões de dólares

Uma cópia rara da primeira edição do Principia Mathematica, de Isaac Newton, foi arrematada em um leilão na quarta-feira por 3,7 milhões de dólares (aproximadamente R$ 12,4 milhões), tornando-se o livro de ciência mais caro já vendido. A obra, publicada em 1687, superou em quase três vezes o preço inicial fixado pela Christie’s, uma casa britânica de leilão de obras de arte. O lance inicial era entre 1 milhão e 1,5 milhão de dólares.

A obra do leilão fazia parte do conjunto de livros distribuídos apenas no continente europeu no século XVII. No total foram impressas 400 cópias do primeiro volume: 20% são as chamadas versões continentais e o restante era enviado para livrarias somente da Inglaterra por Newton e pelo editor do livro, Edmond Halley.

No livro Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica ou, simplesmente, Principia Mathematica, Newton enuncia as leis da Mecânica Clássica e da Gravitação Universal, que descrevem o movimento dos corpos no universo. É considerado um dos trabalhos científicos mais importantes da história da ciência. Duas cópias e o manuscrito original estão na Royal Society, instituição inglesa responsável pelo desenvolvimento científico. O trabalho do físico permaneceu inalterado por 300 anos, até ser modificado pela teoria da relatividade de Albert Einstein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário