domingo, novembro 27

A Morte e outras vivências

Essa imagem em uma capa de almofada ficaria lindo!!!                                                                                                                                                      Mais:
Sua principal atividade, agora, é cochilar. Cochila de manhã e à tarde, sentado no sofá. À noite, assim que se deita na cama, o sono lhe vem, generoso. O único pesadelo que tem, com alguma freqüência, é estar cochilando ou dormindo e não ouvir a campainha que a Morte, finalmente disposta a atendê-lo, toca e toca e, cansada, desiste de tocar.

***

Ser triste é, mais do que um direito, um dever do poeta.

***

Em Romeu e Julieta, cada vez que se topam dez personagens numa praça, morrem onze.

***

Reencontraram-se por acaso, cinco anos depois, numa festa. As mãos se apertaram, tão geladas quanto as palavras que por educação mantiveram nos lábios. “Bom te ver”, disse ele, disse ela também, e cada um se esgueirou para um canto do salão, com o rancor magnificamente disfarçado por um sorriso social.

***

O amor é sempre aquele assunto que pode nos salvar quando o leitor – e principalmente a leitora – já ameaça abrir o primeiro bocejo.

***

Conhecer-te a ti mesmo é tarefa que desempenharás sem muito esforço. Difícil, depois, será te aceitares.

***

O amor na velhice é lindo, desde que sejamos só espectadores – e um bocado míopes.

***

Eu te agradeço por me matares tão continuadamente, por me manteres tão amorosamente atento à tua crueldade que não tenho tempo sequer para pensar em flores e em estrelas, esses bisonhos objetos de inspiração dos poetas.

***

Se ela houvesse me estrangulado naquela manhã, teria usado luvas das quais se livraria imediatamente – não por temer conseqüências criminais, mas por nojo de meu pescoço plebeu.

***

Se soubesses o gozo que cada um dos teus elaborados suplícios trouxe à minha carne, morrerias de desgosto. Sinto falta deles, minha querida, e só de lembrá-los minha pele se arrepia, prazerosa.

***

Sinto-me como um morto provisório, um defunto em regime de experiência, ainda não autorizado a desfrutar de meu mais desejado direito: o de descansar em paz.

***

Já me dei bem melhor com a vida. Era uma época em que ela e eu ainda não estávamos cansados de fingir.

***

Tenho cada dia menos pontos em comum comigo. Para reconhecer-me, preciso às vezes buscar meu sorriso no espelho.

***

Poemas não têm a obrigação de ser sublimes, mas deveriam ser sempre honestos.

***

Quando alguém diz ser um mártir da literatura, deve-se, por amor à justiça, pensar no princípio da reciprocidade.

***

Eram belos seus olhos verdes. Garantiam-lhe sempre bons começos e eram depois uma agradável lembrança para as mulheres quando elas percebiam que, além deles, ele não tinha mais nada a oferecer.

Raul Drewnick

Nenhum comentário:

Postar um comentário