sábado, julho 23

'Diário de Anne Frank', fenômeno inesgotável no Brasil

Mais de 70 anos depois da morte de Anne Frank num campo de concentração, o diário que ela escreveu durante os anos em que passou escondida do regime nazista segue entre os livros mais vendidos do mundo. No Brasil, o relato da adolescente judia está há mais de cem semanas nas listas elaboradas semanalmente pela revista Veja e o jornal Folha de S. Paulo.

O sucesso é tamanho, que a editora Record já anunciou para o ano que vem o lançamento das Obras Completas – título publicado pela primeira vez no país, que reúne tanto os textos originais e incompletos de Anne, quanto a versão final do diário. Uma versão inédita em quadrinhos também será lançada.

O diário de Anne Frank original
O diário original

"A obra completa de Anne Frank vai trazer para os brasileiros algo inédito: a tradução, feita diretamente do holandês, das duas primeiras versões do diário – a que Anne escreveu originalmente, e a que ela mesma editou depois de ouvir a notícia, pelo rádio, de que relatos pessoais seriam publicados em forma de livro após o fim da guerra. Além disso, trará a versão do diário que a Record já publica [editada por Otto Frank e Mirjam Pressler], só que agora traduzida diretamente do holandês", conta a editora executiva da Record, Renata Pettengil, responsável pela publicação.

Junto com as Obras Completas, a Record lançará também uma versão inédita do diário em quadrinhos – que ocorrerá simultaneamente em vários países do mundo – com ilustrações de David Polonsky, um dos autores da novela gráfica Valsa com Bashir e diretor de arte da versão cinematográfica dessa obra, que fala sobre o conflito entre Israel e o Líbano, em 1982, e o massacre das cidades de Sabra e Shatila.

"A edição em quadrinhos vem atender à demanda por um formato e uma linguagem com maior apelo entre os mais jovens e será uma nova porta de entrada para se conhecer o texto de Anne Frank", explica Renata. "É um projeto lindo, e estamos orgulhosos de fazer parte do grupo de editoras em todo o mundo que vão publicá-lo simultaneamente em 2017."

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário