sexta-feira, dezembro 18

Búzios se apronta para ser Cidade Biblioteca

Apreciar a arte da palavra, promover a poesia e a prosa, reunir os amantes da literatura e interagir com alguns dos personagens do dia a dia na cidade de Búzios. Essas são algumas das propostas das atividades promovidas pelo projeto Cidade Biblioteca, desenvolvido em Búzios. A iniciativa educacional sem fins lucrativos trabalha em parceria com Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

São diversas atividades desenvolvidas como o Sarau de 5º, que acontece toda última quinta-feira do mês, na Biblioteca Municipal. O Sarau na Praça, que acontece toda primeira quarta-feira do mês, na Praça Santos Dumont. O Clube de Leitura, o Troca-troca de livro, e Biblioteca Andante (biblioteca itinerante), que passa por variados eventos da cidade levando livros de acordo com o tema da festividade.

Independente de como a atividade é realizada, todas tem como foco fomentar e democratizar a leitura. “Nosso sonho é fazer com que toda nossa população seja composta por leitores, o que automaticamente fará de Búzios uma cidade biblioteca”, contou animada Luiza Barbosa, que é uma das idealizadoras dessa ideia.

De acordo com a organização, além das atividades já desenvolvidas, há novos planos para o início do ano que vem. Há planos para a leitura de livros em hospitais, o projeto “Pão e Poetas”, que deve imprimir poemas de novos artistas, assim como nomes já consagrados em papel de pão. Uma outra ideia do grupo é disponibilizar em bancos de ônibus e vans da cidade textos contando a história da cidade.

Essa ideia já é bem antiga na mente da organização, mas foi neste ano, que foi dado o ponta pé inicial, e o resultado está sendo positivo. “Em um primeiro momento, as pessoas não acreditam que tem alguém interessando em estimular a leitura, mas normalmente, quem participa de uma das atividade gosta tanto, que entra no grupo de colaboradores, e isso é uma das partes mais legais”, conta Luiza, que ainda explica que o projeto é todo formado por colaboradores. “Há aqueles que podem ajudar um dia, outros que podem ajudar outro, cada um contribui da forma que pode, e de pouquinho em pouquinho, a ajuda é muita”, comemorou.
Além de participar das atividades que são abertas e gratuitas, a população também pode ficar por dentro do que acontece e ser um colaborador através do Grupo no Facebook Cidade Biblioteca.
(Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário