quarta-feira, fevereiro 4

A continuação 60 anos depois

A escritora americana Harper Lee finalmente lançou seu novo romance, 60 anos após abandoná-lo para escrever o sucesso "To Kill a Mockingbird" ("O Sol é para Todos", no Brasil). O livro" Go Set a Watchman", ainda sem título em português, mostra a personagem Jean Louise "Scout" Finch – narradora e protagonista do anterior – na idade adulta. A obra erá lançada no dia 14 de agosto e a editora Harper Collins pretende fazer uma tiragem inicial de dois milhões de cópias.

Lee, que está com 88 anos, escreveu o livro em meados dos anos 1950, mas o deixou de lado seguindo um conselho de seu editor. "Achei que (o livro) é uma boa tentativa. Estou lisonjeada e impressionada com o fato de este livro ser publicado agora, depois de tantos anos".

A história se passa na cidade fictícia de Maycomb, no sul dos Estados Unidos, durante os anos 1950, quando Scout volta de Nova York para visitar seu pai, o advogado Atticus Finch. "Ela se vê forçada a lutar com questões pessoais e políticas enquanto tenta entender a atitude de seu pai em relação à sociedade e seus próprios sentimentos sobre o lugar onde ela nasceu e passou sua infância", diz a sinopse da editora.

O editor de Lee a convenceu a refazer algumas das sequências de flashback da história e transformá-las em outro livro – que se tornou O Sol é para Todos. "Eu era escritora de primeira viagem, então fiz o que me pediram", revelou a autora. O manuscrito foi descoberto no ano passado, junto com uma versão original de O Sol é para Todos. "Eu não sabia que ele (o livro original) tinha sobrevivido. Fiquei surpresa e feliz quando minha querida amiga e advogada Tonja Carter o descobriu", disse Lee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário