segunda-feira, agosto 25

Empate de 12x12

Numa única jogada, a editora DSOP traz para o seu time de autores 12 dos mais importantes nomes da literatura infantil brasileira, em deliciosos textos que se somam aos traços de 12 dos mais interessantes ilustradores alemães contemporâneos em “Brasil 12 × 12 Alemanha”, organizado por Hedi Gnädinger, com apoio cultural do Instituto Goethe. A obra será apresentada na próxima semana no estande da Editora na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. 

O livro é a realização de um projeto original e inovador, cuja concepção começou pelas ilustrações – o inverso do que costuma ocorrer no processo de criação de um livro, em que normalmente o texto vem primeiro. Foi Hedi Gnädinger a responsável por selecionar os renomados artistas alemães para criar cenas de alguma forma relacionadas a futebol. São eles: Stefanie Harjes, Lilli L’arronge, Helme Heine, Manuela Olten, Moni Port, Matze Doebele, Atak, Anke Kuhl, Ole Könnecke, Joëlle Tourlonias, Wolf Erlbruch e Philip Waechter.

Inspirados nas ilustrações, os 12 autores brasileiros foram então “convocados” a escrever sobre as mais diversas e inusitadas situações envolvendo o esporte que é paixão nacional – o menino ansioso pelo jogo de sua vida, o time mais maluco do mundo, o futebol do ponto de vista de um cachorro, entre muitas outras. E encararam com primor o desafio Angela-Lago, Lalau, Heloisa Prieto, Leo Cunha, Márcio Vassallo, Júlio Emílio Braz, Marco Haurélio, Daniel Munduruku, José Santos, Selma Maria, Mary França e Ricardo Azevedo. Em cada uma das breves histórias, o leitor se diverte e se emociona descobrindo como os trechos do texto dialogam com detalhes da ilustração – ou com o conjunto da cena.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário