segunda-feira, julho 28

Vida de autor

Quando era criança e me perguntavam o que queria ser quando fosse grande, eu respondia: “Bombeiro, astronauta”. Minha resposta nunca nem passou perto de: “Quero ser escritor de livros infantis”. Hoje, quando me encontro com leitores por todo o Brasil, já escuto com frequência crianças que sonham ser escritores. Isso, com certeza, tem a ver com o privilégio de uma geração de conhecer escritores e se identificar com eles. Aliás, não conheci nenhum escritor ao vivo na
minha vida escolar.


O que acontece nesses encontros com as crianças? É um momento em que conto os bastidores da minha criação literária, falo como cada história nasceu e como minhas filhas fazem parte desse processo. Por exemplo, o livro “Papai é Meu!” começou a ser gestado em um passeio ao parque, quando a menor começou a puxar meu braço dizendo: “Papai é meu!”.A mais velha reagiu: “Não, papai é meu!”. Começou um cabo de guerra com os meus braços que não aguentei e dei um grito: “Para!”. A pequena disse: “O que foi, pai?”. “Vocês querem me rasgar pela metade?”. A pequena, com espanto, perguntou: “O que ia acontecer?”. “Cada uma ia ficar com uma metade de pai!”. A pequena arregalou os olhos e disse: “Que legal!”. Abri um sorriso e comecei a construir o livro na minha cabeça. Para descobrir o resto, só lendo o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário