terça-feira, julho 29

Assim biblioteca vai a todo canto

Projeto leva mais esperança aos necessitados
Uma solução simples, prática e inovadora para a carência de espaços para bibliotecas nas escolas sul-africanas é literalmente encaixotar tudo. Assim faz o projeto de bibliotecas do Mandela Day, que reutiliza contêiners de navios para fornecer estruturas quase instantâneas para escolas primárias que mais precisam. A primeira unidade foi inaugurada em 2011 na Escola Primária Tsakane, em East Rand , na província de Gauteng, e desde então mais 40 foram abertas, atendendo escolas em áreas rurais e urbanas e auxiliando mais de 30 mil alunos.

A inovação está na simplicidade da intervenção, seu custo-benefício, e sua escalabilidade. Contêiners navais adaptados custam muito menos que estruturas de alvenaria, podem ser deslocados caso não sejam mais utilizados, e não requerem licitações ou planejamento de planta.
As bibliotecas promovem a cultura da leitura e endereçam a necessidade de acesso igual aos recursos da educação
Mandela Day Foundation

Os beneficiados incluem não só crianças, que usam as bibliotecas para melhorar seu alfabetizado, compreensão, e conhecimento, como também professores e, indiretamente, pais e familiares. Há um treinamento especializado para os bibliotecários designados a comandar as bibliotecas - em muitos casos, essas pessoas são voluntárias da comunidade - trazendo assim capacidade para as escolas assim como um contexto local para as comunidades e a criação de um ambiente que serve a comunidade como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário