quarta-feira, abril 2

Dois hipopótamos de tributação

O Brasil pode entrar no Guiness dos recordes com o livro que acaba de ser lançado, pesando o mesmo que dois hipopótamos dos grandes. São 7,5 toneladas, 2,1 metros de altura e l,4 metro de largura com letras em tamanho 22 que formam “Pátria Amada”, obra quer reúne praticamente – isto mesmo, apenas praticamente – todas as leis nacionais relacionadas à arrecadação de impostos nos níveis federal, estadual e municipal do país. em 41,2 mil páginas.
Foram 23 anos de dedicação do advogado tributarista Vinicius Leôncio, que ainda desembolsou R$ 1 milhão para imprimir o livro. Desde 1991 Vinicius vinha dedicando cinco horas por dia ao projeto para materializar em um objeto a complexa teia legal a que são submetidos todos que se propõem a pagar impostos de forma correta no país faltando uma complementação. Apesar do tamanho, o volume reúne apenas as legislações até 2008. Para sua atualização seria necessária a inclusão de mais 80 mil novas normas tributárias em todo o país.
“Essa burocracia causa uma incerteza jurídica muito grande. O empresário trabalha 30 ou 40 anos, um dia acorda e descobre que deve todo seu patrimônio em impostos. Não porque deixou de pagar, mas em virtude de interpretação da legislação”, reclama o advogado, que depois de apresentar o volume no Congresso, levará “Pátria Amada” ainda para São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário