quinta-feira, abril 28

Pelo mundo

n O 'Retrato' não é o que conhecemos


A Harvard University Press anunciou o lançamento da versão original, comentada, do livro “O retrato de Dorian Gray”, única novela do irlandês Oscar Wilde (1854 -1900), na foto. Nos últimos 120 anos, o público só conheceu a obra editada por Ward, Lock and Co, de acordo com as exigências da época de seu lançamento em 1891. A versão original chegou a ser impressa, em capítulos, na revista Lippincott's Monthly Magazine, em 1890, mas causou escândalo e a versão conhecida em livro foi mutilada.

n Vem aí novidades na filosofia
O jornal The Guardian anunciou que foram descobertos novos textos do austríaco Ludwig Wittgenstein (1889-1951) desaparecidos durante a Segunda Grande Guerra, quando o filósofo judeu, refugiado em Cambridge, esteve internado em um hospital. São 17 mil palavras, inclusive manuscritas, e equações matemáticas encontradas pelo professor Arthur Gibson, da Universidade de Cambridge, que há três anos está trabalhando no material completo e inédito.
Com a inesperada morte de Francis Skinner, aluno e colaborador, Wittgenstein enviou o material para outro aluno, que ficou com a documentação até 1975, quando entregou-a à Mathematical Association. Sem arquivistas profissionais, a entidade repassou tudo à universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário