sábado, fevereiro 28

Nossos amigos, os livros




"Tenho amigos cujo convívio me é muito agradável. São de todas as idades e de todas as nacionalidades. Posso aproximar-me deles sempre que deseje, porque estão permanentemente a meu serviço. Nunca são enfadonhos e respondem, imediatamente, a todas as perguntas que lhes faço. Alguns ensinam-me a viver, outros ensinam-me a morrer. Uns, com sua graça, expulsam os meus cuidados e divertem-me; outros dão-me forças de alma e ensinam-­me a importante lição de restringir os meus desejos e só de mim depender. Abrem-me as avenidas da arte, pelo que dizem, preparam-me para encarar com justeza as situações da vida. Em paga dos seus serviços, apenas pedem que lhes conceda um lugar cômodo em qualquer parte de minha vivenda a fim de poderem estar em paz, porque esses amigos preferem a calma ao tumulto da sociedade - Os Livros".


Francesco Petrarca (1304 /1374)

Nenhum comentário:

Postar um comentário